Autores: Carolina Rodrigues de Souza, Ana Cristina Juvenal da Cruz, Alice Helena Campos Pierson, Douglas Verrangia
Resumo: Este artigo descreve o projeto “Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas”, financiado pelo concurso “Negras e Negros na Ciência”, da Fundação Carlos Chagas. Por meio de uma pesquisa-intervenção, foram reveladas trajetórias escolares e perspectiva profissional de estudantes negras e negros da Universidade Federal de São Carlos (matriculados em cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), assim como a construção de seu pertencimento étnico-racial e elementos que eles identificam como facilitadores para seu ingresso nos cursos. Ao mesmo tempo, descrevem-se barreiras enfrentadas até a chegada ao ensino superior (que persistem na vivência universitária) e estratégias/condições que podem contribuir para superar a realidade de desigualdades raciais que marca a formação profissional em nosso país.
Palavras-chave: Identidade étnico-racial; Formação profissional; Escolha de carreiras; Ciência e tecnologia; Racismo institucional.
Souza, C. R.; Cruz, A. C. J.; Pierson, A. H. C.; VERRANGIA, Douglas. Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas. Revista ABPN. , v.11, p.252 – 282, 2019
BAIXAR PDF CLIQUE NO LINK <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/692/620>