Infância Negra com Profa Fabiana de Oliveira (UNIFAL) e Ione Jovino (UEPG)


Referências:

Crianças negras em imagens do século XIX

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AUTORA: Jovino, Ione da Silva

RESUMO: A pesquisa foi formulada com base na necessidade de visibilizar a presença da criançanegra no século XIX, buscando configurar a infância a partir desse recorte. Pretendemostrar de que maneira as crianças negras “são dadas a ver” por meio de imagensproduzidas no século XIX, cujo corpus foi selecionado entre gravuras de Jean-BaptisteDebret e retratos de Militão Augusto de Azevedo.Para discutirmos os modos como crianças negras são representadas nas imagensbuscou-se estabelecer uma “discussão” com a historia das crianças e da infância noBrasil, bem como destacar a importância da imagem para a compreensão da construçãohistórica da infância dos negros brasileiros.Partindo de uma proposta foucaultiana de análise, pela qual se buscou não o que asimagens escondiam, mas o que revelavam das modalidades e possibilidades deexistência das crianças e infâncias negras no século XIX, observou-se a literatura sobreescravidão, para buscar nela a infância escrava que aparecia nas famosas pranchas deDebret. Realizou-se também um exercício de encontrar outras imagens, que mostrassemoutros aspectos da infância negra. Esse esforço resultou na seleção dos retratosproduzidos por Militão, uma galeria dos sem fama, que dava a ver crianças negras bemdiferentes das primeiras imagens, pertencentes a famílias ou comunidades querecorreram ao recurso tecnológico da fotografia para guardar suas memórias e de seusgrupos, por meio da perpetuação das imagens das crianças.As conclusões encaminharam para a visibilização de um sentimento de infância negra,evidenciado pelos sinais de modos específicos de cuidar das crianças, preservados erecriados pelas negras e negros no contexto escravista brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: criança, infância, negros, iconografia, século XIX.