Pesquisadores

Ana Cristina Juvenal da Cruz

Ana Cristina Juvenal da Cruz

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). vinculada ao Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE) e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar (NEAB – UFSCar).

Andrea Moruzzi

Andrea Moruzzi

Pedagogia Unicamp
Mestrado em Educação UFSCar
Doutorado em Educação UFSCar
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas UFSCar
Área de atuação – Educação Infantil, Sociologia da Infância, Infância e Gênero.

Anete Abramowicz

Anete Abramowicz

Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP.
Professora Titular Sênior do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar.
Bolsista Produtividade Nível 1B do CNPq.

Carolina Souza

Carolina Souza

Professora da Universidade Federal de São Carlos do Departamento de Metodologia de Ensino. Doutora em Educação e licenciada em Física, pesquisa temáticas referentes à Educação em Ciências e a epistemologia da Diferença. Premiação no concurso Negros e Negras na Ciência, da Fundação Carlos Chagas – FCC – FORD com o projeto Identidades, Pertencimentos e as Ciências Naturais, Exatas e Tecnológicas.

Cristina Teodoro

Cristina Teodoro

Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia. Professora da Adjunta Efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), responsável pelo componente curricular Educação Infantil nos países da Integração e prática de estágio na Educação Infantil. Tem experiência e interesse nos seguintes temas: educação, identidade étnico-racial; relações étnico-raciais, diferença, infância; criança e Educação Infantil.

Fabiana Luci de Oliveira

Fabiana Luci de Oliveira

Professora Adjunta Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet

Pedagoga e Doutora em Educação. Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Ione da Silva Jovino

Ione da Silva Jovino

formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente, pesquisadora e extensionista na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Núcleo de Relações Etnicorraciais, Gênero e Sexualidade da UEPG.

Ligia Maria Motta Leão de Aquino

Ligia Maria Motta Leão de Aquino

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nilma Lino Gomes

Nilma Lino Gomes

Professora Titular Emérita Faculdade de Educação – UFMG.

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos. Relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Tatiane Cosentino Rodrigues

Tatiane Cosentino Rodrigues

Professora Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar.